Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UKB ASSUME A SECRETARIA DO CRUANG

UKB ASSUME A SECRETARIA DO CRUANG

  2019-04-25       destaque     UKB

Img:

CRUANG é o Conselho de Reitores da Universidades Públicas de Angola que se configura

numa associação sem fins lucrativos e de natureza educacional.

No pretérito dia 15 de Abril deste ano, lavrou-se a assinatura da escritura pública, no 2º Cartório Notarial da Comarca de Luanda, pelos membros a quem se lhes conferiu poderes, onde se destaca a UKB, representada pelo Magnífico Reitor, Professor Doutor Albano Ferreira, na qualidade de Secretário.
 

A primeira reunião da Assembleia Geral do Conselho de Reitores das Universidades Públicas, CRUANG, de seu acrónimo, deu-se a 15 de Novembro de 2018, na cidade capital de Angola, Luanda, por iniciativa de um grupo de académicos.

A referida Assembleia constitutiva, precedida da composição dos membros da mesa, foi presidida pelo Professor Doutor Orlando Manuel Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume Ya Ndmofayo e abordou, entre outros assuntos, as aprovações do nome da Associação e dos estatutos. Os documentos mereceram, de seguida, aprovação por unanimidade.

A mesa que presidiu aos trabalhos foi composta pelos Professores Doutores Orlando Manuel Fernandes da Mata, Presidente; Cristóvão de Carvalho Ferreira Simões, Vice-Presidente; e Albano Vicente Lopes Ferreira, Secretário.

Durante as discussões, a Assembleia-Geral deliberou a constituição de uma Associação que adoptará o nome de Conselho de Reitores das Universidades Públicas, abreviadamente CRUANG.

De acordo com o documento produzido no final da Assembleia, o CRUANG deliberou igualmente que a sede do Conselho seja na Universidade do Reitor a que o preside e é constituído por tempo

indeterminado.

Ainda segundo o documento, o CRUANG é uma associação sem fins lucrativos e de natureza educacional, representativa das universidades angolanas, por via dos seus respectivos reitores, e tem como finalidade promover a integração das universidades públicas, fortalecendo a sua autonomia e, deste modo, contribuir para o desenvolvimento do ensino, da ciência, tecnologia e inovação, cultura, investigação científica e da extensão universitária.

O documento que temos vindo citar dá nota que o CRUANG deliberou, por outro lado, a aprovação de uma Moção em que a Assembleia delega plenos poderes aos membros Orlando Manuel Fernandes da Mata, Cristóvão de Carvalho Ferreira Simões, Albano Vicente Lopes Ferreira, João Fernando Manuel e Miranda Lopes Miguel para lavrarem a competente escritura de constituição da Associação acima em referência, “praticando e assinando qualquer acto

que seja necessário à prossecução dos interesses e fins da Associação”.

Nesta perspectiva, no pretérito dia 15 de Abril deste ano, lavrou-se a assinatura da escritura pública, no 2º Cartório Notarial da Comarca de Luanda, pelos membros a quem se lhes conferiu poderes.

Em relação à composição dos órgãos sociais, o plenário da Assembleia-Geral conta com Orlando

Manuel Fernandes da Mata, Presidente; Cristóvão de Carvalho Ferreira Simões, Vice-Presidente Albano Vicente Lopes Ferreira, Secretário; e Miranda Lopes

Miguel, vogal.

O Conselho Fiscal é presidido pelo Professor Doutor, Cristóvão de Carvalho Ferreira Simões; Pedro Magalhães é o seu secretário, ao que passo João Fernando Manuel exerce a função de responsável de vogal.
 

Quanto ao Conselho de Disciplina, Carlos Pedro Cláver Yoba é o presidente, João Francisco de Sousa Gaspar Silva se responsabiliza pela secretária, enquanto Miranda Lopes Miguel é o vogal.

A existência do CRUANG foi tornada pública por ocasião do 3º Seminário sobre Harmonização

Curricular e Avaliação de Desempenho Docente, que Benguela acolheu, no transacto dia 18 de Abril, pelo Reitor da UKB Professor Doutor Albano Ferreira, na presença da titular do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-04-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.