Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Universidade Katyavala Bwila e Academia Militar do Exército subscrevem protocolo de cooperação técnico-profissional e científico

Universidade Katyavala Bwila e Academia Militar do Exército subscrevem protocolo de cooperação técnico-profissional e científico

  2021-05-13       destaque     UKB

Img:

A Universidades Katyavala Bwila (UKB) e Academia Militar do Exército (AMEx) assinaram quinta-feira, 13 de Maio, na Academia Militar do Exército, no município do Lobito, um protocolo de cooperação, no qual as duas instituições manifestam-se disponíveis em cooperar nos domínios técnico-profissional e científico.

Foram subscritores, pela UKB, o Magnífico Reitor, Professor Doutor Albano Ferreira, e, pela AMEx, firmou o protocolo o Tenente General, José Alberto Veiga, Comandante daquela instituição castrense.

Privilegiaram o acto membros do Conselho de Direcção da UKB, nomeadamente: a Vice-Reitora para Extensão e Cooperação, Professora Ermelinda Cardoso; Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação, Professor Doutor Alberto Quitembo; Directora da DSAGO, Drª Lurdes Afonso; Directora do Gabinete Jurídico Drª Elsa Monteiro; Decanos das faculdades de Economia, Mestre Nicolau Silvestre; Direito, Professor Lourenço Kambalu; Medicina, Doutora Paula Regina Simões Oliveira; e, pelo Instituto Politécnico, Mestre Elda Paulo (em representação do Decano); pela AMEx: Oficiais Superiores, Subalternos, Docentes e integrantes da comunidade académica.

O protocolo de cooperação assinado, vai permitir reforçar as relações entre ambas Instituições de Ensino Superior (IES) e promover a intercâmbio nos vários domínios de interesse comum, com realce para a mobilidade docente e discente no campo do ensino ao nível de graduação e pós-graduação, investigação científica e extensão universitária.

Ao intervir, na sessão, o Magnífico Reitor da UKB, Professor Albano Vicente, mostrou-se particularmente satisfeito por finalmente alcançar um objectivo preconizado, desde o surgimento da AMEx, na região académica em que está a Universidade que dirige, tendo demonstrado o ensejo de beneficiar das experiências que a Academia Militar tem nos diferentes domínios e áreas operacionais.  

O Tenente General, José Alberto Veiga, Comandante da AMEx, na qualidade de anfitrião, regozijou-se pela assinatura do protocolo, pelo facto de ser uma iniciativa pioneira e pelo prestígio que a UKB, “granjeia na região e no país”. O Comandante da Academia, pretende aproveitar ao máximo o estreitamento das relações com o “gigante acadêmico” e engrandecer a AMEx, nas diferentes áreas do saber, com particular enfoque na capacitação e superação do pessoal docente e a investigação científica, com finalidade de municiar os discentes de ferramentas suficientes rumo ao desenvolvimento da região e do país de uma forma geral. 

A UKB enquanto IES de referência nacional e internacional e estabelece no seu quotidiano parcerias de índole diversa, para efeitos de articulação com a sociedade e o mundo, através da celebração de protocolos, convénios ou acordos de cooperação com instituições congéneres e com outras entidades, públicas ou privadas.

Para o efeito, a UKB mantém activos mais de 25 protocolos de âmbito geral e específico com Instituições de Ensino Superior em todo o mundo, em particular com os países membros da União Europeia, Brasil, Índia, Estados Unidos da América e os PALOP.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-05-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.