Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Governo desagrega os dois ISCED da UKB

Governo desagrega os dois ISCED da UKB

  2021-01-13       destaque     UKB

Img:

No quadro da reorganização das instituições de ensino superior, a Universidade Katyavala Bwila viu, em Outubro último, desagregada duas unidades orgânicas, designadamente os ISCED de Benguela e Cuanza-Sul.

Em Julho de 2020, em Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, na qualidade de Titular do Poder Executivo, aprovou o Decreto Presidencial que estabelece a Reorganização da Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior (IES).

Saliente-se que a mesma está sustentada nos seguintes princípios: 1- Racionalização dos recursos existentes; 2- Orientação da nova oferta formativa de cursos de graduação, em função das necessidades reais do mercado de trabalho e do desenvolvimento económico do país, com base nos planos de desenvolvimento das províncias, onde as IES estão inseridas e nas circunvizinhas, evitando o aumento do número de licenciados sem emprego; 3- Valorização do ensino politécnico para maior vinculação do ensino superior à prática e ao desenvolvimento regional.

Desta feita, por via do Decreto Presidencial Nº 285/20, de 29 de Outubro, a Universidade Katyavala Bwila (UKB) viu desmembrar-se da sua estrutura interna dois ISCED, designadamente de Benguela e Cuanza-Sul, passando, deste modo, de seis (6) unidades orgânicas para quatro (4). Ao abrigo do Decreto Presidencial Nº 285/20, de 29 de Outubro, estas instituições transformaram-se em Institutos de Ensino Superior autónomos.

Nesta conformidade e nos termos do artigo 9º do referido diploma, sob epígrafe “Unidades Orgânicas da Universidade Katyavala Bwila”, a UKB, que tem a sua sede na cidade de Benguela, na província com o mesmo nome, passou a compreender as seguintes unidades orgânicas: a) Faculdade de Direito; b) Faculdade de Economia; c) Faculdade de Medicina; d) Instituto Politécnico, contrariando, assim, a anterior designação a de “Instituto Superior Politécnico”.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-01-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.