Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UKB - Celebra 10º aniversário com subida no Ranking das melhores Universidades do Mundo.

UKB - Celebra 10º aniversário com subida no Ranking das melhores Universidades do Mundo.

  2019-06-13       destaque     UKB

Img:

A Universidade Katyavala Bwila celebra o seu 10º aniversário de existência (assinalado a 12 de Maio) com uma subida ao ranking das melhores universidades no mundo, de acordo com uniRank, um ranking que tem inscrita 13.600 universidades  oficialmente reconhecidas em 200 países do mundo.      

A UKB - que corresponde à II Região Académica, congregando as províncias de Benguela e Cuanza-Sul - vai demonstrando bons indicadores de qualidade, daí que a instituição - cuja vocação é a formação académico-profissional do homem - assinalasse, nos últimos tempos, a subida aos rankings mundial. Hoje, fruto da estratégia delineada pela sua direção, encabeçada pelo Professor Doutor Albano Vicente, a UKB é, nada mais, nada menos, a 3ª melhor entre as universidades públicas e a 9ª de Angola, e uma das melhores do continente berço da humanidade, África.

Eis a posição da UKB, segundo a uniRank, a conceituada instituição de ranking no mundo:

Lugar 6.904 no mundo, entre 13.600 avaliadas;

Lugar 185 entre as 200 primeiras de África;

Lugar 9 entre as 18 de Angola;

Lugar 3 entre as Universidades Públicas de Angola.

Saliente-se que a UKB terá tido aquilo a que chamar-se-ia de “uma certa desvantagem”, por não ter inscrito, nem anunciado os cursos de pós-graduação.

Esta proeza – de subida ao ranking -, seguramente, vai cimentar a contínua aposta da Universidade na qualidade técnica de que o mercado espera a uma instituição da sua dimensão.

Contudo, nesta perspectiva, enaltece-se a entrega abnegada do corpo docente, pessoal administrativo, de toda comunidade académica no seu cômputo geral, sem a qual este facto jamais seria possível.

A UKB conta com seis cursos de graduação, com várias opções de saídas em licenciatura. Faculdade de Direito: Jurídico-Civil, Jurídico-Económico e Jurídico-Político; Faculdade de Economia: Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas e Economia; Faculdade de Medicina: Medicina; Instituto Superior Politécnico: Ciências de Computação, Engenharia Mecânica: Engenharia de Gestão Logística e de Transportes; ISCED Cuanza-Sul: Psicologia, Geografia, História e Matemática; ISCED de Benguela: Psicologia, Pedagogia, Geografia, História, Linguística Portuguesa, Linguística Francesa, Linguística Inglesa, Matemática e Educação Especial e sete cursos de mestrado, nomeadamente: 1) Direito dos Transportes e Infra-estruturas e (2) Direito Civil, sob tutela da Faculdade de Direito; (3) Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa e (4) Educação Especial, aos auspícios do ISCED de Benguela e no ISCED do Cuanza Sul: (5) Ensino Primário, (6) Ciências da Educação com especializações em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e o (7) Mestrado em Ensino Pré-Escolar que vai na sua 2ª edição.     

Até à data, a instituição já formou cerca de 15 mil profissionais em diversas áreas do saber com a qualidade desejada nos cursos existentes.

Nesta ordem de ideia, a UKB orgulha-se ser a única Instituição de Ensino Superior angolana distinguida internacionalmente pelo Bureau Veritas com selo da qualidade, ao abrigo da norma ISO 9001: 2008 e, nesta perspectiva, está a atravessar o período de transição para evoluir para a norma ISO 9001: 2015.

Desde a sua criação, em 2009, a Universidade Katyavala Bwila conheceu apenas dois reitores, um dos quais ainda em funções. Trata-se do Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira. O seu primeiro reitor foi o Professor Doutor Paulo Horácio de Sequeira e Carvalho, cumprindo um curto mandato de apenas um ano, que compreendeu de 2009 a 2010.  

O uniRank  é o principal directório internacional de ensino superior e mecanismo de busca com avaliações e classificações de mais de 13.600 Universidades e Faculdades reconhecidas oficialmente em 200 países.  

O uniRank  inclui actualmente instituições de ensino superior em todo o mundo que satisfazem os seguintes requisitos: oficialmente reconhecidos, licenciados e / ou acreditados por organismos nacionais ou regionais, como os Ministérios do Ensino Superior ou organizações de acreditação reconhecidas pelo governo; oficialmente licenciados ou autorizados a conceder pelo menos quatro anos de graduação  (bacharelado) e / ou pós-graduação  (mestrado e doutoramento), fornecer cursos de ensino superior, principalmente em um formato de aprendizagem presencial tradicional entregue através de instalações no local.

No seu 10º aniversário podemos dizer que a UKB fez um percurso de sucesso que a todos nos deve orgulhar.

Na UKB, juntos, somos capazes!

Partilhar

Data da última atualização: 2019-06-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.