Em um evento marcante para a ciência, oito renomadas instituições de ensino supeior sediadas em Benguela, assinaram um protocolo de cooperação multilateral visando fortalecer a colaboração em pesquisa, inovação e intercâmbio académico. Assinatura do acordo ocorreu hoje(23-07-2024) no auditório Dom Oscar Braga do ISPOCAB-LUONGO. A ceremónia, contou com a presença do Professor Doutor, Tuca Manuel em representação do Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes, gestores das IES em Benguela, professores e pesquisadores das instituições envolvidas.
As IES participantes deste acordo histórico são: Universidade Katyavala Bwila; Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela; Instituto Superior Politécnico Maravilha; Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela; Instituto Superior Politécnico de Benguela; Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela; Instituto Superior de Ombaka e Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela.
O protocolo de cooperação prevê uma série de iniciativas conjuntas, incluindo:
a) Mobilidade de estudantes;
b) Intercâmbio de docentes, investigadores e pessoal técnico-administrativo;
c) Intercâmbio de informação e de publicações científicas e académicas;
d) Desenvolvimento de projectos de investigação científica conjuntos;
e) Desenvolvimento de programas de ensino e extensão universitária conjuntos;
f) Orientação e co-orientação de trabalhos de conclusão de cursos, dissertações de mestrado e teses doutoramento;
g) Promoção de cursos e de eventos académicos e científicos.
O Reitor da Universidade Katyavala Bwila, Professor Doutor, Albano Ferreira, ressaltou a sinergia entre as instituições: "Este acordo marca um novo capítulo na história do ensino superior em Benguela. A união de nossas forças académicas e científicas criará um ambiente fértil para o desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e tecnológicas."
A assinatura deste protocolo de cooperação multilateral é um passo significativo rumo a uma maior integração académica e científica entre diferentes instituições. As instituições envolvidas esperam que esta parceria sirva de modelo para outras instituições e inspire futuras colaborações internacionais.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA.