Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Infra-estrutura informática da UKB reforçada com doação da Universidade Libre de Bruxelas

Infra-estrutura informática da UKB reforçada com doação da Universidade Libre de Bruxelas

  2021-11-19       destaque     UKB

Img:

No dia 19 de Novembro, pelas 9 horas, a comunidade académica testemunhou a oferta de material informático à Universidade Katyavala Bwila (UKB) pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB). O evento contou com a sublime presença do Cônsul do Reino da Bélgica em Angola, Senhor Pieter-Jan Hamels e teve lugar no Auditório da Reitoria da UKB.

A UKB foi representada ao seu mais alto nível, pelo Magnifico Reitor da UKB, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, Vice-Reitores a para Extensão e Cooperação, Área Científica e Pós-Graduação, Administração e Gestão e o Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil em exercício, sendo: Professora Doutora Ermelinda Cardoso, Professor Doutor Alberto Quitembo, Professor Doutor José Domingo Calelessa, Doutor Walter Alcochete, respectivamente. Na ocasião, estiveram igualmente presentes os Decanos das Unidades Orgânicas e Directores dos Serviços Centrais da UKB.

O Primeiro Secretário e Cônsul do Reino da Bélgica em Angola Senhor Pieter-Jan Hamels privilegiou o evento à convite formal da UKB, para proceder a entrega simbólica da oferta da ULB à UKB, em representação do Reino da Bélgica. A ULB se fez representar, remotamente, pelo Professor Doutor Peter Berke.

O Professor Doutor Peter Berke é o docente da ULB que dinamizou todo o processo de afecto a doação desde a recolha dos meios informáticos, a até ao seu envio à Angola ao cuidado da Embaixada do Reino da Bélgica em Angola. A UKB beneficiou um cluster de oito unidades de computação e cinco unidades de cálculo. Este equipamento oferecido está dividido em quatro colunas de cerca de 260 quilogramas.

Durante as palavras de boas-vindas, o Professor Albano Ferreira, manifestou em nome da UKB os seus profundos agradecimentos pela oferta da ULB, dirigindo-se ao Professor Doutor Peter Berke, representante e docente da ULB, que participou do encontro por via da plataforma teams. O Reitor reiterou que a presença do Cônsul do Reino da Bélgica traduz a estratégia de internacionalização da UKB por via da operacionalização dos seus vários protocolos de cooperação e, uma oportunidade para promover outras parcerias e aprofundar as existentes quer ao nível da Reitoria, bem como das Unidades Orgânicas e Centros de Investigação.

Durante a sua intervenção, o Cônsul do Reino da Bélgica em Angola, Senhor Hamels, afirmou a disponibilidade da Embaixada que dirige, no sentido de mediar iniciativas de parceria e cooperação entre a UKB e instituições da União Europeia e belgas em particular.

A relação de parceria entre a ULB e a UKB foi formalizada ao abrigo do Projecto UDI-África. Lembrar que o projecto UDI-A objectivou capacitar Instituições de Ensino Superior de países parceiros africanos para desempenhar um papel de impacto eficaz na promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo em sua região e país.

Os equipamentos informáticos oferecidos pela ULB muito enriquecem a infra-estrutura computacional da UKB, na medida em que estão abertas candidaturas para o Mestrado em Parasitologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, na modalidade híbrida semi-presencial, com aulas presenciais e a distância, através da plataforma moodle.

A agenda de trabalhos de Sua Excelência, Cônsul do Reino da Bélgica em Angola à Universidade Katyavala Bwila terminou com uma visita guiada as instalações da UKB, saindo da Reitoria, passando pela Faculdade de Medicina, Instituto Politécnico, Biblioteca Central, Faculdades de Economia e Direito.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-11-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.