Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UKB entre as melhores IES no 5. ° Concurso Nacional Universitário de Programação

UKB entre as melhores IES no 5. ° Concurso Nacional Universitário de Programação

  2021-11-09       destaque     UKB

Img:

Estudantes do Instituto Politécnico (IP) da Universidade Katyavala Bwila (UKB) destacam-se no Concurso Nacional Universitário de Programação que decorreu de 9 à 10 de Novembro nas instalações do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), que organiza o evento que vai na sua 5. ª edição. O objectivo do concurso foi promover a criatividade, os novos talentos, o trabalho em equipa e a inovação na construção de novos programas de softwares e permitir que os estudantes testem as suas capacidades.

O referido concurso teve início à 9 de Novembro do ano em curso e contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Professor Doutor Domingos da Silva Neto, a quem coube as honras do discurso de abertura.

Testemunharam o evento o Director Geral do ISPTEC, Professor Doutor Marcilio dos Santos, Eng.º Francisco Capita em representação do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Director Nacional para políticas de Cibersegurança do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Eng.º Eng. Hecdiantro Mena, Director Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, Professor Doutor António de Alcochete, Directores da Angola Collegiate Programming Contest (AOCPC), Reitores de Universidades, Directores de Instituições de Ensino Superiores, distintos Presidentes de Conselhos de Administração e Directores Gerais de empresas representantes, parceiras e patrocinadoras, bem como colaboradores, docentes e discentes.

A odisseia dos estudantes do curso de Ciências da Computação do IP começou à 8 de Novembro com a deslocação à Luanda por via terrestre, com uma delegação de 4 integrantes, nomeadamente os estudantes Sedrac Lucas Calupeteca (5.º ano), Mandaji Pedro Kalupule Basto (3.º ano) e Lucas Camela Elavoco Cardoso (3.º ano), chefiada pelo Engenheiro António Wilson de Fátima Fernandes, docente do IP da UKB.

No 5. ° Concurso Nacional Universitário de Programação a UKB sagrou-se 6.ª classificada, sendo que na 4.ª edição obteve o 7.º lugar, caso para dizer que há muito trabalho de casa por fazer para alcançar, futuramente os lugares do pódio.

Na presente edição do concurso, participam 30 equipas, representando 16 instituições de Ensino Superior em todo o país.

O pódio foi definido na tarde de 10 de Novembro. Os estudantes do Curso de Engenharia Informática do ISPTEC, com a equipa denominada Bombo is Molhed, composta por Adilson Pedro, José Pedro e Patrick Daniel consagraram-se em primeiro lugar a nível nacional no Concurso Angolano de Programação (AOCPC).

O segundo classificado foi o grupo The Winners do Instituto de Tecnologias de Informação e de Comunicação (INSTIC) da Universidade de Luanda, constituído por António António, Gilmar David e Wladimiro de Carvalho.

O terceiro lugar foi para o grupo ABACCO do ISPTEC cujos integrantes Budy Vieira, Helder da Costa e Rafael Ngunga.

Importa referir que as três equipas irão representar Angola no concurso de programação da Africa And Arab Collegiate Programming Championship (ACPC) em Luxor, Egipto, em Dezembro de 2021.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-11-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.