Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Professor Doutor Albano Ferreira apresenta Oração de Sapiência na Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022

Professor Doutor Albano Ferreira apresenta Oração de Sapiência na Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022

  2021-10-18       destaque     UKB

Img:

Magnífico Reitor da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Professor Doutor Albano Ferreira apresentou no dia 5 de Outubro, a Oração de Sapiência na Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022 do Subsistema do Ensino Superior, acto presidido pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, e teve lugar na cidade do Cuito, província do Bié.

A reflexão do Professor Doutor Albano Ferreira discorreu sobre o tema: Racionalidade para Transformação Digital no Ensino Superior em Angola e teve como objectivo central: contribuir para acelerar a transformação digital em Angola.

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, coube a elevada honra de tecer as Considerações Iniciais à Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022.

Estiveram, igualmente presentes titulares de outros departamentos ministeriais, designadamente da Educação, Luísa Grilo, da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento, e os Governadores Provinciais do Bié e do Huambo, Pereira Alfredo e Lotti Nolika, respectivamente. Abrilhantaram a sessão com a sua presença autoridades eclesiásticas, tradicionais e castrenses, bem como destacadas figuras das sociedades civil.

A comunidade académica fez-se representar pelos Reitores e Directores Gerais de Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, docentes, funcionários não docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

A primeira aula ministrada no Subsistema do Ensino Superior, pelo Professor Albano Ferreira suscitou atenção dos presentes e apresenta a seguinte conclusão: “as instituições de ensino superior devem ter um papel fundamental na preservação e acumulação do conhecimento existente sobre a transformação digital, na sua aplicação em todos os seus processos substantivos e na formação de novos profissionais adaptados a era digital em todas as áreas do conhecimento e não se limitarem apenas ao uso da tecnologia aplicada aos métodos de aprendizagem”. 

Albano Vicente Lopes Ferreira é médico, emprestado a gestão no Subsistema do Ensino Superior onde desempenhou várias funções. Actualmente, é Magnífico Reitor da UKB e Professor Associado de Fisiologia Médica da UKB.

Tem a titulação académica de Doutor em Ciências Fisiológicas (Fisiologia Cardiovascular) e diplomado em Ciência, Desenvolvimento e Gestão da Inovação.

Entre os seus interesses de pesquisa actuais destacam-se (1) determinantes da função das grandes artérias (rigidez arterial) em hipertensão e fatores de risco cardiovascular na população adulta (2) questões de ensino e aprendizagem em educação médica e (3) gestão, planejamento estratégico e garantia de qualidade em ensino superior instituições de ensino.

Leia mais, sobre a ORAÇÃO DE SAPIÊNCIA, clicando aqui..!

Partilhar

Data da última atualização: 2021-10-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.