Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Reitor da UKB Homenageia Professora Paula de Oliveira

Reitor da UKB Homenageia Professora Paula de Oliveira

  2021-10-08       destaque     UKB

Img:

Magnífico Reitor da UKB Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira homenageia Professora Doutora Paula Regina Simões de Oliveira, Decana cessante da Faculdade de Medicina.

Paula de Oliveira exerceu as funções de Decana da FM da UKB de 2015, por via do Despacho Nº 4999/15 de 7 de Agosto até 2021, altura em que foi exonerada a seu pedido, pelo Despacho Nº 172/2021 de 20 de Setembro do Gabinete da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O momento reservado as mensagens de despedidas, contou com as intervenções da Doutora Osélia Penton em representação dos docentes; Luís Chiambi em representação dos funcionários não docentes, do jovem Jesebel Nunes em nome dos estudantes, da Decana cessante Professora Paula de Oliveira, visivelmente emocionada, não conseguiu conter lágrimas, ainda assim dirigiu palavras de reconhecimento e agradecimento muitas individualidades com destaque ao malogrado Ministro do Ensino Superior, Professor Doutor Adão Gaspar Ferreira do Nascimento, ao Professor Doutor Albano Ferreira, aos colegas e colaboradores da FM, à família e amigos.

Houve, entretanto, uma pequena quebra de protocolo, não prevista no programa oficial do evento, com a intervenção da Doutora Filomena Pascoal (ex-Administradora Municipal da Catumbela), na qualidade de amiga pessoal de Paula de Oliveira, que destacou as conquistas de investigadora Paula Regina a quem, Filomena Pascoal chama carinhosamente de ‘miúda’. Doutora Filomena encorajou a amiga Paula Regina a dar sequência à sua investigação sobre a produção de soros antiofídicos contra venenos de serpentes.

Coube ao Magnífico Reitor Albano Ferreira a intervenção de encerramento. Previamente, outorgou uma Menção Honrosa a Decana cessante onde lê-se “A Universidade Katyavala Bwila outorga esta Menção Honrosa a Professora Doutora Paula Regina simões de Oliveira em reconhecimento às contribuições, empenho, dedicação e forma sabia como conduziu os destinos da Faculdade de Medicina, enquanto Decana e Docente”.

O Professor Albano foi ‘contagiado’ pelo fluxo de emoções decorrentes das mensagens e ambiente de despedida e, em consequência, não conseguiu igualmente conter e esconder as emoções.

Durante a sua intervenção de circunstância, começou por encorajar a Decana Interina para o exercício da nova função, assegurando que lhe reconhece competência para levar a bom porto os destinos da FM, e aproveitou a ocasião para levar por terra a tese que apenas os médicos poderiam ser decanos de uma Faculdade de Medicina, garantido a nova Decana todo apoio para o sucesso da missão, ora instituída.

O Reitor confessou que em 2010 convidou a sua Professora, Maria do Rosário Sambo, do longínquo tempo da sua formação na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, para assumir a função de Decana da FM da UKB, que hoje é tão somente a actual responsável pelo pelouro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e agora despede-se da sua ex. aluna, a quem descreveu como estudante discreta, inconformada com resultados de avaliação não satisfatórios, de perguntas complexas que monopolizavam as aulas de Fisiologia.

Na sequência da sua locução, endereçou o convite prévio a Professora Paula de Oliveira para ser investigadora convidada da UKB, tendo fundamentado que a progressão científica da então ‘aluna’ deram mais visibilidade a UKB e FM em particular; agradeceu a Decana cessante pela presença de seis ano na gestão da FM, e terminou dizendo “conte connosco ali onde estiver e ali onde estivermos”.

Salientar que Paula Oliveira esteve entre as 85 personalidades de diversos sectores condecoradas no dia 8 de Novembro 2019 pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no quadro das celebrações do 44º aniversário da Independência Nacional que se assinala a 11 de Novembro.

A Professora Paula Oliveira recebeu do Chefe de Estado a Medalha da Ordem de Mérito Civil, outorga justificada pelos seus feitos e actos notáveis e merecedores de reconhecimento especial da sociedade angolana e das suas instituições.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-10-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.