Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. A UKB disponibiliza a comunidade académica plataformas Scopus e ScienceDirect operadas pela Elsevier

A UKB disponibiliza a comunidade académica plataformas Scopus e ScienceDirect operadas pela Elsevier

  2021-07-06       destaque     UKB

Img:

No âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT) foram contratados os serviços de acesso a base de dados de revistas científicas através plataformas Scopus e ScienceDirect, providenciadas pela Elsevier, por um período de três anos. Está acção traduz, claramente, a preocupação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em garantir acesso a informações científicas de diversas áreas, por formas que os membros da comunidade académica acedam a publicações de grande impacto.

A Elsevier é uma empresa global de informações analíticas que contribui com instituições e profissionais para o progresso da assistência à saúde e da ciência melhorando seu desempenho. É uma das seis empresas que domina a publicação científica no mundo inteiro. A Elsevier é a operadora da Scopus e ScienceDirect.

A Scopus é um banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos. Abrange cerca de 19,5 mil títulos de mais de 5.000 editoras internacionais, incluindo a cobertura de 16.500 revistas peer-reviewed nos campos científico, técnico, e de ciências médicas e sociais. Por sua vez, a ScienceDirect é uma plataforma para acesso de aproximadamente 2500 revistas científicas e mais de 26000 e-books.

A subscrição à Elsevier se configura como uma oportunidade de acesso, por parte da comunidade académica, nomeadamente: docentes, investigadores e estudantes de graduação e pós-graduação, informações científicas, traduzidas em publicações relevantes de artigos, livros, capítulos de livros, e-books entre outros publicados em revistas de especialidade.

De salientar que a UKB tem uma população estudantil de mais de 3 mil e 500 estudantes distribuídos pelos cursos de graduação e pós-graduação, ministrados nas distintas Unidades Orgânicas, designadamente: faculdades de Direito, Economia e Medicina e no Instituto Politécnico. Assim, os mais de 3mil estudantes podem aceder e beneficiar das plataformas Scopus e ScienceDirect, disponibilizadas pela Elsevier, nos computadores da Biblioteca Central e das bibliotecas das Unidades Orgânicas, bem como por via dos computadores das distintas salas de informática da UKB.

Com a desagregação dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela e Cuanza Sul, o número de docentes passou para 155 docentes, dos quais 15 Doutores, 73 Mestres e 67 Licenciados que agora podem aceder a Scopus e a ScienceDirect gratuitamente, por três anos e por conseguinte, melhorar e actualizar permanentemente o conteúdo das suas Unidades Curriculares e garantir fontes de consulta para sustentar os projectos de investigação nos quais estão envolvidos.

Neste momento, a UKB tem 121 subscrições na Elsevier de um total de 180 disponibilizadas pelo MESCTI por intermédio do PDCT. Com o acesso as plataformas da Elsevier os docentes, investigadores e discentes da UKB têm garantido o privilégio de consultar publicações de grande impacto, de várias áreas científicas.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.